sexta-feira, 4 de abril de 2014

Solidão também é companhia.

Alguns dias atrás me perguntaram porquê eu gostar tanto de ficar só. Acompanhei a pergunta com a resposta: ''Solidão também é companhia''.
E como de costume, recebi pouca compreensão e olhares perdidos, alguns até dizem: ''Ah, mas algum dia você vai querer alguém para namorar e também..''  E fazer amor em lugares imprevisíveis, acrescentei. Com tom de afirmação respondi: ''Claro que irei, quem não quer viver de amor?''

Todos sempre me olham muito confusos pois acham que estar com pessoas significa não estar sozinho e me questionam em silêncio: ''Como ele consegue gostar da solidão e quer viver com alguém?'' Tudo isso como se a solidão fosse somente solidão, achando que solidão fosse como ficar no escuro, amargura no peito e whisky com gelo.

O negócio é que quando eu falo gostar de solidão, quase todos sempre me olham com um olhar de susto, como se solidão fosse ter um coração vazio. Estar rodeado de pessoas erradas é estar só, mas mesmo assim agem como se soubessem tudo sobre a vida e suas escolhas, como se a solidão fosse eu sem escolha. Mas mal sabem essas pessoas que solidão sou eu com todas as escolhas.

Ah, que ingenuidade achar que na solidão não existe companhia. Acredito que muitas pessoas precisam dessa solidão cheia de solidariedade, e antes que me achem louco, coisa que hoje em dia é charme, pense como é gostoso estar lendo os olhos de alguém. Todos na sua volta podem achar que você está sozinha, mas para mim, estamos juntos. Eu lendo você, você me lendo, acompanhado de um sorriso envergonhado. Solidão é também isso, solidão vem acompanhado de mistério, de descobrimento, de imprevisibilidade. É sorrir só, mas no fundo, estar junto do mundo, dos outros.

Eu amo sentar na sacada do meu apartamento e refletir sobre as paisagens que não admirei, as portas que não abri, das estrelas que não notei. As solidões sempre se atraem e se protegem. Viver na leveza da solidão é ter audácia de enfrentar você mesmo. E se enfrentar é se redescobrir, descobrir que somos muito mais mistérios do que pensamos.

E sempre, quem soube compreender minha solidão conquistou o melhor de mim, e olha que não estou falando só de amor, massagem e pratos feitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário